Livro publicado em 1963,tem por tema a eleição e os primeiros meses de papado do pontífice fictício K Lakota. Papa ucraniano que passou 17 anos preso pelos soviéticos.
Nesse livro, Morris West contrói uma trama que promete. Após a morte do papa, um sacerdote ucraniano que passou 17 anos na prisão é eleito papa. A eleição de K Lakota causa comoção e apreensão em Roma. Acompanhamos os pensamentos do papa registrados em diário. Neles, Lakota demonstra toda a sua humanidade, suas dúvidas e dificuldades de se achegar a Deus. Seus conflitos internos são as melhores partes da história, bem como sua relação com o mandatário da União soviética, que fora seu carcereiro.
Outras tramas paralelas são construídas, podendo apontar uma jovem viúva que perdera o rumo e a fé, um padre cientista que busca revolucionar o pensamento da Igreja e um jornalista americano que busca a anulação do casamento de sua amante para poder despojsa-lá.
Temas como fé, desgraças, guerras, geopolítica, homossexualidade e outros são tratados nessa história. Alguns com uma tentativa de profundidade e reflexão, outros de forma bem estereotipada e rasa.
Análise de As Sandálias do pescador
A história demonstra muito potencial no início e apresenta personagens interessantes, contudo alguns acabam não sendo trabalhados ou tendo grande destaque ,enquanto outros patinam sem ir a lugar algum.
No geral , o livro é prazeroso e a história flui ; contudo, terminamos a leitura com um gostinho de que poderia ter sido melhor.
Um bom livro para passar tempo.

Nenhum comentário:
Postar um comentário