Philip Roth foi um dos mais prestigiados escritores americanos da segunda metade do século vinte e início do século vinte e um. Falecido recentemente, deixou de publicar livros alguns anos antes de morrer.
Diversas de suas obras foram transpostas para o cinema; seus personagens foram interpretados por grandes atores, tais como Al Pacino e Anthony Hopkins.
A sociedade americana é o grande tema dos livros de Roth. Ele é um grande intérprete da cultura americana, sempre focando suas obras em temas controversos e em personagens problemáticos e profundos.
Resenha de A Humilhação, de Philip Roth
O romance "A Humilhação", publicado em 2009, foi um dos últimos livros publicados por Roth. A história gira em torno de um grande astro do teatro americano que, de uma hora para a outra, torna-se incapaz de interpretar.
Após seu último trabalho no teatro ser um fracasso total de público e crítica, Axler se refugiou na sua mansão e começou a ter pensamentos suicidas diante do fracasso naquilo que fazia dele uma pessoa especial.
Após Axler se tornar incapaz de atuar, ele perdeu o seu chão, pois perdeu aquilo que o tornava vivo; ou seja, tudo deixou de fazer sentido, restando apenas a morte para ele. Nesse momento, Axler se encontrou em uma encruzilhada na qual necessitava de uma mudança radical na sua vida para que pudesse continuar em frente.
Ao se aproximar da filha de antigos amigos — uma lésbica vinte e cinco anos mais nova do que ele, que passava por um momento parecido com o de Axler no sentido de se encontrar em uma encruzilhada, sem saber que caminho tomar — os dois acabam vivendo um romance nada convencional.
Algumas questões permeiam a obra, deixando o leitor em suspenso, podendo ser citadas: que humilhação é essa que dá o título à história? Será que Axler voltará a atuar?
Philip Roth desenvolveu uma história envolvente e profunda sobre a tentativa daqueles que viveram como reis, sempre com a sensação de que poderiam fazer qualquer coisa, de se reerguerem após a queda e o mergulho em uma realidade frustrante.
Nota: 8.



Nenhum comentário:
Postar um comentário