terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

IT: A Coisa, de Stephen king

Capa do livro IT: A Coisa, de Stephen king

O romance, publicado em 1986 por Stephen King, gira em torno de um grupo de amigos unidos pela promessa de destruir uma poderosa força maligna que assola a cidade de Derry, no Maine. Essa cidade fictícia foi palco de outros romances de King, entre eles: Insônia, Saco de Ossos e O Apanhador de Sonhos.

Imagem do filme IT: A Coisa. Um palhaço com garras

Resenha de It


Um grupo de crianças, devido à adversidade de serem perseguidas por um valentão chamado Henry Bowers, cria um grupo intitulado "Clube dos Perdedores" e se reúne em uma área florestada da cidade para brincar e se proteger dos valentões da cidade.

Contudo, os valentões não são o único perigo ao qual as crianças estão sujeitas. A cada cerca de 27 anos, assassinatos brutais, principalmente de crianças, ocorrem na cidade sem que ninguém descubra o assassino. Relatos de crianças apontam para a existência de um palhaço assustador habitando nas tubulações do esgoto da cidade, mas os adultos não dão muito crédito a esses relatos, não relacionando-os com as mortes.

O assassinato de George, irmão de Bill Denbrough — um membro do Clube dos Perdedores —, juntamente às experiências paranormais vivenciadas pelos membros do clube, faz com que eles decidam se unir para combater essa entidade que se apresenta, entre outras formas, na figura de um palhaço.

"George esticou a mão. O palhaço agarrou seu braço. E George viu o rosto do palhaço mudar. O que ele viu então era terrível o bastante para fazer suas piores fantasias da coisa no porão parecerem doces sonhos; o que ele viu destruiu sua sanidade em um golpe de uma garra".

Cena do filme IT: A Coisa. Um palhaço com balões

Apesar de a narrativa iniciar-se nos anos cinquenta com a morte do irmão de Bill, ela se desenrola, no começo, cerca de vinte anos depois, mostrando os membros do clube na fase adulta de suas vidas. Todos os membros do clube, com exceção de um, não residem mais na cidade e nem se lembram do Clube dos Perdedores. O membro que permaneceu na cidade, Mike Hanlon, ficou com o encargo de vigiar no caso de a coisa retornar, pois todos os membros, ao enfrentarem a coisa quando crianças, fizeram a promessa de retornarem para enfrentá-la caso ela retornasse.

Esse dia chegou, e Mike liga para todos os membros do clube lembrando-lhes da promessa feita vinte anos antes. Com isso, a narrativa se desenrola nos anos oitenta com os membros do clube se dirigindo para a cidade, acompanhada de muitos flashbacks deles crianças. Tanto o enfrentamento da entidade chamada por eles de "a Coisa" na infância quanto na fase adulta são narrados na parte final do livro. Com isso, King vai durante todo o romance narrando paralelamente os acontecimentos dos dois momentos da vida dos personagens.

Principalmente nos relatos da infância dos personagens, King vai revelando a personalidade, bem como os medos de cada membro, fazendo com que o leitor crie um laço de afetividade com eles. Com isso, a história não se resume apenas ao enfrentamento da Coisa, mas também ao processo de amadurecimento e aos vínculos proporcionados pela amizade deles. As experiências vivenciadas por essas crianças são fundamentais para o entendimento dos adultos nos quais elas se tornaram e para o sucesso na empreitada de destruir a Coisa.

O romance pode ser um desafio para o leitor devido ao seu tamanho, bem como à narrativa em flashbacks; contudo, o romance pode ser considerado uma das melhores histórias do gênero do horror já escritas, sendo uma leitura obrigatória para qualquer fã do gênero.


.

















Nenhum comentário:

Postar um comentário