segunda-feira, 25 de abril de 2022

Dança com a morte, de Jeffery Deaver

Capa do livro Dança com a morte de Jeffery Deaver



Um assassino profissional é contratado para eliminar três testemunhas que irão depor no julgamento de um criminoso poderoso. 

O detetive Rhyme , ex policial genial que ficou tetraplégico, é convocado para tentar capturar um dos assassinos mais temidos e inteligentes,chamado pelo FBI de "dançarino da morte", antes que ele elimine todas as testemunhas . 

Com a ajuda de uma equipe de policiais experientes  e, principalmente, de sua capacidade de raciocínio, Rhyme enfrentará o maior desafio de sua carreira, jogando uma verdadeira partida de xadrez com o maior assassino do mundo.

Homem na cama e mulher olhando para ele


Essa obra é uma continuação do livro " O colecionador de Ossos" , que virou um filme de sucesso estrelado por Denzel Washington e Angelina Jolie. 

O livro é o que chamam de thriller , no qual a narrativa se desenrola em um ritmo frenético. Contudo, a história não se resume apenas a isso .

  Percebe-se um grande cuidado por parte do autor na construção do quebra-cabeça da narrativa , para proporcionar um bom passatempo sem se utilizar tanto dos clichês do gênero. 

Página do livro. Um homem em pé ao lado de uma cadeira de rodas.

A policial Amélia, uma espécie de auxiliar de Rhyme, preenche as lacunas deixadas pela falta de mobilidade do protagonista, sendo seus olhos e ouvidos em campo. A sua impulsividade  contrasta com a frieza, baseada em raciocínio lógico, de Rhyme ,dando uma dinâmica interessante a dupla.

Por fim, é um livro altamente recomendado para aqueles que querem mergulhar em uma rápida e interessante história policial que pode ser lida em poucos dias, sendo um desses livros em que as páginas viram sozinhas.




terça-feira, 19 de abril de 2022

Kaschtanka e outras histórias, de Anton Tchekhov

 

Capa do livro Kaschtanka e outras histórias de Tchekhov

O pequeno livro de contos do escritor russo Anton Tchekhov impressiona pela leveza das histórias. Nesse livro, somos agraciados com sete pequenos contos que retratam com leveza o cotidiano da Rússia pré-revolucionária.

O conto que dá nome ao livro é sobre uma cachorra castanha (daí o nome Kaschtanka, castanho em russo) que se perde de seu dono, habitando na casa de um artista. Apesar de ser o conto mais extenso, outros contos acabam encantando o leitor, como a história de um rapaz em férias que, sempre quando desce um morro em um trenó na companhia de uma amiga, diz "eu te amo". A moça fica sempre indecisa se realmente ouviu aquelas palavras ou se foi o seu nervosismo pregando-lhe uma peça.

Outro conto que se destaca é a história de um oficial que, após um cachorro morder um senhor na rua, fica em dúvida sobre qual atitude tomar, pois teme que o cachorro possa pertencer a alguma autoridade. Essa coletânea de contos pode ser uma boa porta de entrada para o universo de Tchekhov e da literatura russa. 
É uma leitura leve e agradável.

segunda-feira, 18 de abril de 2022

A vida como ela é... de Nelson Rodrigues

 

Capa do livro A vida como ela é de Nelson Rodrigues

O livro de contos de Nelson Rodrigues, selecionados por Ruy Castro, narra o cotidiano da cidade do Rio de Janeiro cheia de seres humanos alienados em seus desejos sexuais.

Somos apresentados a mais de 40 contos, na maioria com apenas três ou quatro páginas, com a infidelidade como tema principal. Alguns contos são interessantes, contudo muitos são demasiadamente curtos, não dando chance de o leitor se aprofundar na trajetória dos personagens. 

A fórmula da maioria dos contos é a mesma; reina um determinismo sexual baseado em muito senso comum, como:

Homens só pensam em sexo; Mulheres desejam secretamente trair; Casamentos são malsucedidos.

Fotografia de Nelson Rodriguez

Essa é a fórmula da maioria dos contos. Apesar disso, alguns contos são interessantes e auxiliam na reflexão de como a questão sexual era um tabu na época, ao ponto de Nelson Rodrigues ser duramente criticado.


Vale também a menção à série exibida na TV Globo nos anos 90, onde vários desses contos foram adaptados.

Imagem da série da TV globo A vida como ela é